PatriciaXimenes.com

Inspirações de uma Estrela!

Apologia ao erro - Daniel Carvalho Luz

Apologia ao erro Você tem medo de errar? Todo mundo tem. Homens, mulheres, presidentes, governos inteiros. O que aconteceria se, cada vez que cometêssemos um erro, desistíssimos de tudo? Se, logo na primeira tentativa fracassada, entregássemos os pontos?

Imagine um bebê que mal consegue pôr-se de pé e já torna a cair. Que seria dele se, diante deste primeiro erro, concluísse: “É, não deu certo. Deve haver algum outro modo… Esta minha idéia não foi boa?

Imagine na escola, um aluno que desistisse de tudo, mal erra o primeiro problema de aritmética de sua vida. Não conseguirá sequer acertar o troco no supermercado. E, daí, milhões de pequenas e grandes coisas que nunca mais poderá fazer.
Errar é uma etapa essencial no processo de crescer e cada vez que desistimos de alguma coisa, por medo de errar, estamos nos privando de algum – ou de muitos! – dos prazeres de crescer e de viver.

Evidentemente, seria possível raciocinar pelo absurdo: se é errando que se aprende, quanto mais erramos, melhor: aprendemos mais. Não é isto o que estou querendo dizer. O que estou querendo dizer – sem medo de errar! – é que usar o risco de cometer erros como pretexto para não lutar pelo que se deseja é ignorância, pura e simples.

Os erros que cometemos ao longo da vida são parte essencial de nossa educação. A cada queda, é preciso sacudir a poeira e tornar a tentar. Tudo o que sabemos, hoje, aprendemos com os erros do passado, com gerações e gerações de gênios que erraram muito, até acertar.

Aprenda a valorizar seus erros, um por um, e todos os que já cometeu. E aprenda a ver, nos erros que ainda haverá de cometer, a sua chance de descobrir algo de novo.
Erre, mas por tentar!

(Daniel Carvalho Luz)

Em destaque:

Acompanhe:

Assine RSS Assine RSS
Seguir Patrícia no TwitterSeguir no Twitter

Recanto das LetrasRecanto das Letras

Receba o conteúdo!

Digite seu e-mail:

Links Favoritos

Fã Clube Elo - J.V.

Guilherme Arantes

Jorge Vercillo

Sublime Amor . Com
Divulgue-nos:

O melhor conteúdo cultural da internet